Todo ano é liberado um ranking
com as principais marcas de luxo mundial e mais uma vez a Louis Vuitton aparece
no topo da lista, acompanhada da Hermes e a Gucci; e a surpresa foi a entrada
da Fendi e Coach no Top 10 deste ano. The 2013 BrandZ Top 100 é uma pesquisa
realizada pela MillwardBrown que apresentou novos fatores como a necessidade
das empresas de luxo em equilibrar a exclusividade com a captação de novos
clientes através do uso de mÃdias sociais.
Algumas plataformas de mÃdia
social como Facebook, Instagram e Pinterest estão sendo utilizadas para uma
nova aproximação com o consumidor, dando uma nova feição ao luxo, que começa a
ser tornar mais acessÃvel, colaborativo e experimental.
Uma das empresas que soube
utilizar muito bem o meio foi a décima colocada da lista, a marca de bolsas
Coach que atingiu esta posição graças a sua grande presença na China, abrindo
30 lojas em 2012, tendo o seu total de 69 lojas. A marca está entre as empresas
que fazem uso extensivo de meios de comunicação social e internet, com
aproximadamente mais de 1,2 milhões de mensagens para clientes selecionados.
A pesquisa observou também que o
cliente chinês continua a ser a chave de destino de empresa de luxo européias,
embora o setor tenha sentido o impacto dos limites oficiais do governo sobre o
setor e a desaceleração do crescimento econômico chinês, as compras feitas por chineses ou
turistas asiáticos impulsionaram as vendas de luxo nos mercados economicamente problemáticos
da Europa Ocidental.
No ano passado, o valor do setor
de luxo subiu apenas 6%, em comparação com o aumento de 15% de 2011, mas o Top
10 deste ano não teve grandes mudanças; entre as principais marcas ficaram:
Louis Vuitton, Hermes, Gucci, Prada, Rolex, Chanel, Cartier, Burberry e as
novatas Fendi e Couch.