Larissa Salomão - consultora analítica da Nielsen
Você conhece o consumidor brasileiro? Sabe por
quais caminhos atravessa seu comportamento na hora de comprar? Por mais que não
imaginamos, hábitos que parecem ter ficado lá trás ainda prevalecem e são
determinantes na relação compra e venda.
Levantamentos da Nielsen apontam que, ainda hoje, 49% da população
declara levar uma lista de compras para o supermercado. O que deixa claro que os
consumidores são planejados, sendo que esse grau de planejamento sugere uma
diminuição das compras por impulso.
Além disso, o consumidor brasileiro é muito sensível a mudanças de
preço. Essa elasticidade de preço demonstra que, em média, um aumento de preço
gera uma redução significa do volume de vendas.
E o que deveria ser considerado pelos fabricantes para
determinar os preços?
Um ponto importante é a sensibilidade de preço de cada
produto, isso está relacionado ao quanto um aumento de preço interfere nas
vendas. E diversos são os fatores que influenciam essa sensibilidade. Um deles é a alta frequência de compra. Ao comprar o mesmo produto em
todas as viagens de compra, o consumidor tende a conhecer o preço deste produto
e mudanças de centavos já podem ser percebidas, dependendo da essencialidade da
categoria.
Outro fator é a possibilidade de troca fácil por parte do consumidor,
ou seja, se um produto tem muitos substitutos ou produtos concorrentes isso
significa mais opções para o consumidor mudar sua escolha em função de uma
alteração no preço.
Brasil X América Latina
É sabido que o brasileiro é o mais preocupado com o planejamento de
compra, estando acima da média da América Latina, preocupação esta que se
reflete diretamente na decisão do consumidor quanto ao fator preço.
Isso porque o Brasil tem a maior elasticidade de preços em diversas
categorias, como a de alimentos, por exemplo, o que
gera grande impacto tanto para quem vende quanto para quem compra.
Desta forma, essas são características importantes a serem
consideradas por um fabricante para desenvolver boas estratégias aqui no
Brasil.