Por @nielsenbr
O consumidor brasileiro está buscando mais praticidade na hora das compras, seja na escolha do produto ou onde comprar. Sendo assim, a internet
tem se tornado uma recorrente ferramenta de pesquisa para comparar preços,
buscar informações e promoções, além de
proporcionar comodidade para quem quer adquirir mercadorias em apenas
alguns cliques.
Um recente estudo global realizado pela Nielsen aponta que o Brasil está
à frente da América Latina em compras online. Enquanto a média latino-americana
é de 42%, no Brasil 55% da população usa a internet para ter comodidade na
aquisição de novos produtos.
A tendência é que essa prática cresça, já que a mesma pesquisa revela
que 15% de 500 entrevistados têm a intenção de comprar alimentos ou bebidas
pela internet nos próximos seis meses. Segundo a gerente de atendimento da
Nielsen Brasil, Lenita Mattar, esse fator se deve ao crescimento da Classe C,
pois quanto melhor a condição financeira do cidadão pertencente a esta classe
social, mais acesso a tecnologias – e a internet – ele terá. “À medida que a
classe média crescer, o comércio virtual também deve se desenvolver no país”,
argumenta.
Essa tendência se comprova com base nos números de pessoas conectadas à
internet no Brasil. “Há 82 milhões de internautas no país, 5% a mais do que em
2011, e o número de consumidores que fazem compras pela internet cresceu 20%”.