Os lançamentos do mercado

Por @nielsenbr
Hoje começamos com uma pergunta para o consumidor final: com que frequĂªncia vocĂª encontra produtos rotulados como "lançamentos" nos supermercados? Provavelmente, a cada compra do mĂªs, vocĂª encontra pelo menos uma novidade. Um estudo realizado pela Nielsen apurou que, a cada ano, cerca de 15 mil novos produtos passam a disputar um lugar nas prateleiras dos mercados.
A vantagem para quem vende em meio a tanta inovaĂ§Ă£o Ă© que o ponto de venda (PDV) sempre terĂ¡ novidades. Ter itens novos na loja ajuda o varejista e a categoria a manterem uma boa imagem. A desvantagem acaba sendo o limite fĂ­sico das lojas, afinal, o comerciante precisa tirar algum produto que jĂ¡ conquistou clientes para lançar a novidade na prateleira.
Uma dica para ajudar o varejista a decidir se o novo produto deve ou nĂ£o ganhar espaço na gĂ´ndola Ă© observar se o item traz algum diferencial para o consumidor. "O produto precisa se destacar em relaĂ§Ă£o Ă  concorrĂªncia e deve atender Ă s necessidades reais do cliente", reforça Luciana Morelli, Gerente de Consumer Research na Nielsen Brasil.
Vale lembrar que a maior parte das vendas acontecerĂ¡ em funĂ§Ă£o do perĂ­odo de experimentaĂ§Ă£o, no qual o consumidor testa a novidade. O desempenho vai variar de acordo com o plano de marketing do fabricante (investimento na ativaĂ§Ă£o do lançamento dentro ou fora do PDV). Luciana conta que Ă© normal que as vendas se acomodem ou voltem a patamares regulares da categoria apĂ³s o perĂ­odo de experimentaĂ§Ă£o. "Alguns clientes seguirĂ£o comprando o novo item e outros podem voltar para o seu produto habitual", exemplifica a gerente.
É bastante comum que fabricantes e varejistas apoiem um novo produto na fase de lançamento e depois deixem de investir. Ainda assim, os consumidores precisam ser estimulados constantemente e novos shoppers precisam ser atraĂ­dos, caso contrĂ¡rio, a tendĂªncia Ă© o declĂ­nio das vendas.

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