Jaguar XJ 2010, o sedã mais luxuoso do mundo!

Quando o assunto são os carros da Jaguar, podemos esperar o máximo em excelência e design.
O Jaguar XJ 2010, se destaca por suas linhas esportivas e o seu interior sofisticado e com personalidade mais jovial.
O novo Jaguar XJ 2010 tem 5,12 m de comprimento, 1,90m de largura, 1,45m de altura e uma distância entreeixos de 3,03m. Há também a versão com entreeixos longos, a XJL, que chega a enormes 5,25m de comprimento e 3,16m de entreeixos, mantendo as dimensões restantes. O porta malas comporta 520 litros de bagagem.

Em relação aos motores, o novo Jaguar terá quatro opções, uma a diesel e três a gasolina. O motor a diesel é um V6 de 3 litros, 275 cv a 4.000 rpm e 600 Nm a 2.000 rpm. Os a gasolina são todos V8 de 5 litros com injeção direta de gasolina. O menos forte, naturalmente aspirado, tem 385 cv a 6.500 rpm e 515 Nm a 3.500 rpm. Também há duas versões com compressor mecânico, uma com 470 cv de 6.000 rpm a 6.500 rpm e torque de 575 Nm de 2.500 rpm a 5.500 rpm e outra de 510 cv de 6.000 rpm a 6.500 rpm e torque de 625 Nm de 2.500 rpm a 5.500 rpm.
A velocidade máxima é limitada a 250 km/h, mas, em termos de aceleração o carro mostra toda a potência que embaixo de seu capô. Com o motor a diesel, ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,4 s. Com os motores a gasolina, esse número é, respectivamente, de 5,7 s (385 cv), 5,2 s (470 cv) e 4,9 s (510 cv) se comparar com os seus concorrentes, ele está entre os mais rapidos.
Todos os XJ são equipados com transmissão automática de seis velocidades com possibilidade de trocas manuais por meio de borboletas atrás do volante. O sedã também traz suspensão a ar que se ajusta aos modos de dirigir, ficando mais firme com uma tocada esportiva e mais macia com uma condução tranquila.
O peso do novo XJ vai de 1.755 kg, para a versão de entreeixos normal com motor 5-litros V8, a 1.915 kg, para a versão com entreeixos longo com motor 5-litros V8 com compressor mecânico. Pode parecer muito, mas, segundo a Jaguar, o XJ é 150 kg mais leve que seus concorrentes, o que se explica pelo uso de alumínio na carroceria, 50% dele proveniente de reciclagem.



O seu painel, merece uma atenção especial. Em vez de mostradores tradicionais, ele vem com uma tela de cristal líquido de 12,3” que exibe imagens de mostradores analógicos em altíssima definição. Quando o carro é ligado, surgem três mostradores circulares. O central é o velocímetro, com um conta-giros a sua direita e um que concilia nível de combustível e temperatura do motor à esquerda. Se o motorista trocar de estação de rádio ou estiver com o combustível acabando, o conta-giros desaparece para dar ao motorista a informação mais importante naquele momento. Se o condutor selecionar o modo “Dynamic”, os mostradores ganham uma escala vermelha e um indicador de posição de marchas que vai ficando vermelho à medida que o motor atinge a rotação máxima. Um verdadeiro parque de diversões para os apaixonados por carros e velocidade.

Uma preocupação constante da Jaguar, é oferecer o máximo de conforto para todos os cinco passageiros do veiculo, pensando nisso, cada passageiro possui a sua tela de LCD, cada um com seu fone de ouvido infravermelho para usufruir do sistema de som de alta fidelidade Bowers & Wilkins, com 1.200 W, 20 alto-falantes e 15 canais, que também pode ser manipulado por uma tela sensível ao toque de 8”, no console central. O sistema de som também conta com um disco rígido com mais de 10Gb de capacidade.

Um enorme teto solar de vidro, traz a cabine do XJ à luz. Com um espaço visual, a transparência traz a modernidade ao interior do veiculo.
A segurança é outro fator levado em consideração pela Jaguar, que produz carros cada vez mais seguros. O XJ possui seis airbags, freios anti-bloqueio, tração e controle de segurança e estabilidade.
Outros luxos oferecidos pelo XJ, rádio AM/FM/CD/DVD/MP3/HD/Sirius um sistema de áudio, controle de conectividade USB e áudio estério Bluetooth, um sistema de navegação com controle por voz e ar condicionado automático.
Como de costume, os preços praticados no Brasil não são para qualquer bolso. O XJ mais barato sairá por R$ 435 mil, enquanto o XJL Supersport ficará na casa dos R$ 690 mil.
Em 2011 se espera que uma versão híbrida do XJ desenbarque no Brasil, como uma alternativa de baixo consumo. Sem dúvidas, um belo carro!!!!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem