Por Nielsen Brasil
Das 130 categorias de produtos, agrupadas em cinco cestas, o
setor de Higiene e Beleza é a primeira em crescimento das vendas em volume em
todos os formatos de loja que a Nielsen audita. Aliás, desde 1994, a cesta de
Higiene e Beleza representa o segundo melhor desempenho. Mas, em 2012, a
categoria superou todas as demais.
Sendo assim, o diretor de
atendimento ao varejo da Nielsen
Brasil, Olegário Araújo, faz um balanço do setor. E aproveita ainda para
apontar caminhos e tendências que podem guiar os empreendedores de farmácia a
aumentem a rentabilidade.
Quais produtos de higiene e beleza obtiveram melhor desempenho em 2012?
Levando em conta todos os
formatos de varejo, as categorias com maior crescimento em vendas foram
aparelho de barbear, fralda para incontinência, desodorante, protetor solar,
lenço umedecido, shampoo, creme dental, desodorante, antisséptico bucal e
absorvente íntimo.
Como o canal Farma pode se diferenciar dos demais canais?
O canal Farma está alinhado com
dois importantes direcionadores do comportamento de compra dos consumidores:
praticidade e sofisticação. Por isso, devem seguir três atributos fundamentais
que cercam
as pessoas:
- Vida: a expectativa de vida dos
brasileiros aumentou nos últimos anos. Em 1960, a expectativa de vida era em
média de 48 anos. Em 2012 avançou para 73. Já temos no país pessoas que vivem
mais de 100 anos.
- Bem-estar: com maior
expectativa de vida, viver com dignidade, de forma saudável, é essencial.
- Autoestima: num passado
recente, a maior parcela da população não tinha como se cuidar da devida forma.
As condições financeiras atuais permitiram mudanças nesse cenário.
Esse três pontos são essenciais
para as farmácias levarem
em consideração suas estratégias de crescimento. Ao juntar esses três pontos,
com os dois direcionadores do consumo, que são praticidade e sofisticação, as farmácias manterão o seu
diferencial competitivo.
Como tem sido o comportamento dos consumidores de HPC (Higiene Pessoal
e Cosmético) e como fidelizá-los?
Hoje, o consumidor é mais informado e mais
exigente, com mais opções de produtos e lojas. Retê-lo exige compreender sua
missão de compra, oferecer soluções e estar presente em diferentes momentos de
sua vida.
O que se pode esperar do mercado de HPC em 2013?
A cesta deve continuar a crescer.
O desafio será atrair, reter e aumentar o tíquete médio desse consumidor cada
vez mais exigente. As vendas podem crescer, mas o objetivo será manter os consumidores
comprando no canal e manter a consistência na execução das estratégias.