domingo, 31 de janeiro de 2010

Top 5 - Veneza

Veneza é uma cidade da região do Vêneto no nordeste da Itália, É  conhecida pela sua história, canais, museus e monumentos. Famosa pelo seu Festival de Cinema e a Bienal de Artes, pela Regata Histórica, que ocorre no primeiro domingo de setembro, pela fabricação de vidro, pelo Carnaval de Veneza, pelos casinos e pelos seus passeios românticos, levando muitos casais a passarem suas luas-de-mel. A influência de Veneza estendeu-se naturalmente ao nível cultural ao longo da História. Exemplos disso são as telas para pintura, inventadas na cidade, inovações na fabricação do vidro, o papel dominante da Escola Veneziana na música europeia do século XVI.

Vamos listar 5 momentos que você não poderá deixar passar quando visitar Veneza.

1- Carnaval.
Para presenciar o Carnaval de Veneza, você terá que ir em meados de fevereiro. O Carnaval de Veneza surge a partir da tradição do século XVII, onde a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo. Desde então as máscaras são o elemento mais importante deste carnaval. A festa tem duração de 10 dias e durante a noite realizam-se bailes em salões, regadas a muito champagne. Os trajes que se usam são característicos do século XVIII, e são comuns as "maschera nobile", ou seja, máscaras nobre, caretas brancas com roupa de seda negra e chapéu de três pontas. Desde 1979 foram sendo somadas outras cores aos trajes, embora as máscaras continuem a ser brancas, prateadas e douradas.
2- Gôndola
Apenas entrando em uma gôndola é possível desfrutar da verdadeira essência de Veneza. Estas viagens se tornam obrigatórias para todos os turistas que visitam a cidade, especialmente para os casais que desejem curtir um dos passeios mais românticos de suas vidas.O barco clássico agora é mais utilizado por turistas, ou para casamentos, funerais ou outras cerimónias. A maioria dos venezianos agora viaja em barcos motorizados "vaporetti" que fazem viagens regulares ao longo das rotas principais dos canais da cidade e entre ilhas. A cidade também tem muitas embarcações privadas. As únicas gôndolas ainda de uso comum pelos venezianos são os "Traghetti", onde os passageiros atravessam o Grande Canal em determinados momentos, sem pontes. Os visitantes podem ainda tomar os barcos-táxis em outras áreas da cidade.

3- Bar Harry
O Bar Harry deve ser uma parada obrigatória em Veneza. Um espaço muito agradável e com uma decoração elegante feita pelo barão Gianni Rubin de Cervin. O Bar fica perto da Praça de São Marcos, um dos locais mais visitados de Veneza. Desde de sua inauguração, o bar tem atraído a clientela internacional e refinado que habitualmente vêm para Veneza no feriado. Já passaram por lá: Arturo Toscanini, Guglielmo Marconi, Somerset Maughan, Noel Coward , Charlie Chaplin, Barbara Hutton.
Não deixe de provar o Bellini, um coquetel de prosecco com pêssegos. Uma das especialidades da casa.  
4- Museus
Veneza é um museu ao ar livre e sua oferta de espaços culturais é muito sedutora.  E as mais importantes obras de arte se encontram entre seus museus e igrejas. 
Conheça clássicos da pintura veneziana na Galeria Dell´Academia ou aprecie obras de arte moderna no Museu da Collezzione Peggy Guggenhein. Visite ainda a maravilhosa Libreria Marciana, o Museu Correr ou a Scuola Grande di San Rocco.


Collezzione Peggy Guggenhein
Arte moderna em um entorno renascentista. Isso é o que oferece o museu da Fundação Peggy Guggenhein, situado no antigo palácio Venier dei Leoni.

Galeria Dell´Academia
A Galeria da Academia possui a mais completa coleção de arte veneziana da cidade. Não perca!

Libreria Nazionale Marciana
A Liberia Nazionale abriga mais de 13 mil manuscritos e raridades literárias, em um edifício cheio de história.

Museo Correr
Para os amantes da arte, o Museu Correr oferece a possibilidade de conhecer a história da cidade em um entorno de estilo neoclássico.

Scuola Grande di San Rocco
O artista Jacopo Tintoretto imortalizou as paredes da Scuola di San Rocco, que hoje abriga grande parte de sua obra prima.

5- Praças
Passeando pelas antigas e ruas tortuosas de Veneza, em algum momento você vai encontrar-se em uma das inúmeras praças da cidade,  Piazza San Marco (Praça de São Marcos) é uma das praças mais magnífica de toda a Europa, que compreende um conjunto notável de jóias arquitetônicas.  Campo San Polo, de Campo San Luca e Campo dei Santo Giovanni e Paolo atraem os visitantes com suas paisagens e uma atmosfera única.

Piazza San Marco
É o centro da vida cotidiana, em Veneza.  É visitada por milhões de turistas no ano e há muito tempo tornou-se um cartão postal famoso. A razão por trás de sua popularidade é a abundância de monumentos que são de importância histórica e cultural, envolvendo-a de todos os lados. A praça também está alinhada com lojas elegantes e cafés encantadores. 

E por último, mas não menos importante, o ponto de vista inigualável sobre a praça e da lagoa que se abre diante de seus olhos a partir do topo da torre do sino é um grande atrativo para os turistas. É também conhecido por seus milhares de pombos que estão quase sempre presentes e são um dos objetos favoritos para fotografar.

Veneza é uma das paradas obrigatórias da Europa, e com certeza irá lhe proporcionar momentos inesqueciveis.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: