quarta-feira, 21 de março de 2012

Mensageiros da Água e a coleção Gota D'Água do designer Pedro Brando.

Hoje é o Dia Mundial da Água e vou falar um pouco mais sobre os Mensageiros da Água. Este é um movimento que não possui fins lucrativos e não é formado apenas por uma única instituição, mas sim por uma rede social, que se constitui em torno de ações cooperativas a favor do direito universal à águra potável de qualidade.

Chamado inicialmente por "les porteurs d'eau", nasceu no Canadá há dez anos e a iniciativa se ampliou e hoje existem ações em cinco países como o Brasil, França, Itália, Grécia e Bolívia.
E uma das ações deste movimento foi idealizada pelo designer de jóias brasileiro, Pedro Brando que já produziu peças para Nicole Kidman, Keith Richards, Natalie Portman entre outras celebridades. A coleção gota d'água teve a sua inspiração da música Gota D'Água do compositor Chico Buarque. A Gota foi a maneira mais direta e, ao mesmo tempo, mais simples que o designer idealizou para simbolizar o projeto; que decidiu integrar a rede de Mensageiros da Água após conhecer pessoalmente a madame Danielle Mitterrand. Ele se encantou profundamente por sua pessoa, suas vivências, seus ideais e também por suas idéias motivadoras, mobilizadoras e acima de tudo, transformadoras a favor da vida. Pedro sempre fala: "Quero transformar todo o glamour que o meu trabalho tem para o bem das pessoas e do Planeta".

Para produzir as 9 mil gotas feitas a mão, Pedro utiliza a prata 950 reciclada que vem de laboratórios, mais especificamente dos exames que necessitam de produção de imagens como os raios x, mamografias, tomografias e os que utilizam filme para a revelação. O filme é uma película plástica com uma camada de prata que é necessária para revelar a imagem. O problema é que a prata é um metal poluente e, além disso, o processo de revelação utiliza dois produtos químicos, o revelador e o fixador, que possuem em sua composição outros metais pesados como cromo e mercúrio. Então para evitar eventuais riscos com o descarte desses resíduos, alguns laboratórios implementaram um sistema de tratamento nas unidades de revelação das imagens. "O fixador é encaminhado para um filtro que retém a prata. Assim ela é retirada antes de cair no esgoto", explica Pedro. A prata reciclada é vendida para a indústria e utilizada na fabricação de jóias, se transformando em brincos, anéis e pulseiras. O plástico que sobra também é reciclado.
Com a venda destas Gotas, a Boutique de Jóias Pedro Brando doará uma parte da renda para a Fundação France Libertes aplicar no movimento Mensageiros da Água.
Para conhecer mais sobre o Movimento acesse: http://www.mensageirosdaagua.org/
Fonte: Mensageiros da Água
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: