segunda-feira, 19 de julho de 2010

Matisse: Radical Invention no Moma em Nova York

Henri Matisse (1869-1954) é considerado um dos três artistas inspiradores do século XX, com seu domínio da liguagem expressiva da cor e do desenho, exbiu um conjunto de obras ao longo anos que lhe renderam reconhecimento como um figura de liderança na arte moderna. 
Ontem, dia 18 de julho, em homenagem aos cinco anos mais enigmáticos e experimentais de Matisse, o Moma (Museu de Arte Modena) de Nova York, abriu a exposição: Matisse: Radical Invention, 1913 - 1917.

"Bathers by a River"
Com uma seleção de 120 pinturas, esculturas e desenhos feitos neste período de cinco anos, mostra o revolucionário processo de trabalho e experimentação, que o proprio chamava de construção moderna.
Matisse teve como influências as obras de Nicolas Poussin, Edouard Manet e os pós-impressionistas Van Goch, Auguste Rodin e Cézanne.

"Portrait of Yvonne Landsberg"
Suas esculturas eram uma extensão de sua pintura, explorandoo sólido e as estruturas corporais, alcançando uma forma única.
Se você estiver em Nova York entre os dias 18 de julho à 11 de outubro, vale a pena visitar.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

1 comentários:

Anônimo disse...

Nem tenho palavras para descrever a criatividade do Matisse. Ele o Picasso são os artistas que traduzem a arte moderna em sua essencia.
Peças dramaticas, com cores e traços marcantes. Pena que a mostra ainda esta em NY, vamos torcer para que venha para o Brasil. Seria mto bom ver de perto, todo esse talento.

Bjo
Silvana Almeida