segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O Novo Luxo

Para falar sobre o Novo Luxo, temos que pensar no luxo em sua interdisciplinaridade, refletindo sobre as novas situações comunicativas e as estrategias utilizadas no cenario contemporâneo, seus desdobramentos em relação ao mercado de consumo e as novas formas de construir o sentido do produto luxouso. 
Algumas empresas posicionam ofertas em patamares mais baixo do mercado de prestigio, oferecendo a proposta de suas marcas top de linha, com níveis de preços mais moderados; outras expandem suas marcas de prestigio para novas categorias de produtos, tentando manter os valores emocionais centrais. Estes movimentos representam oportunidades estratégicas, tanto para produtos do Novo Luxo, como para do luxo tradicional, sendo uma evolução natural dos conceitos mais requintados, migrando das classes altas para as mais baixas.
O Novo Luxo é divido em quatro seções. A primeira trata justamento da questão do marketing e da construção da imagem do produto de luxo, das marcas e dos problemas ligados à questão na era do acesso.
A segunda seção pode ser caracterizada pelo consumo de luxo em sua materialidade, nas suas mutantes estrategias que mantem o imaginario tradicional com apelo, visando a singularidade. Explorando o refinamento tecnologico e também a criatividade na produção dos objetos.
A terceira seção é o processo de subjetivação e dinâmica entre razão e emoção, entre o controle e o desejo, a questão da interiorização do luxo como estilo.
A quarta e ultima seção traz o processo de produção, a confrontação do mercado e do luxo em que a gestão aparenta a sua complexidade e abrangência.
O conceito tambem apresenta uma entrega consistente de qualidade premium em todos os produtos, sejam eles caros ou mais acessiveis; obtêm reconhecimento imediato pelo consumidor final atraves do estilo ou design, tudo isso graças as ações de marketing que garantem, através da distribuição seletiva e do preço, um posicionamento de mercado que garantem o apelo emocional e a excelência do produto entregue.
O Novo Luxo ainda é um assunto muito a ser discutido, seria imprescindível uma redefinição de seus conceitos, valores e mercados devido a sua complexidade na sociedade contemporânea, ampliando suas referências e incorporando novas propostas e analise do que realmente o novo luxo representa e como ele modifica a sociedade.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: