sexta-feira, 8 de maio de 2009

Oito de Maio Dia do Profissional de Marketing

Os profissionais de marketing sabem que precisam matar um leão por dia, pois temos tantas atividades para concretizar, que as vezes o nosso dia teria que ter no mínimo 48 horas. É preciso ter gosto para aventura e ser versátil, pois hoje em dia o ato que fazer marketing é um desafio a ser superado, tudo isso por causa das mudanças constantes e as inovações no ramo.
Quando eu penso no marketing, penso num quebra cabeça, onde cada peça se encaixa perfeitamente, se tornando um belo quadro, nas peças essenciais estão o planejamento estratégico, promoção, produto, praça, preço (os famosos 4 P's). Nós profissionais de marketing estamos sempre presentes nos problemas e nas oportunidades das empresas, tentando sempre gerar lucros e vantagens, aproximamos a empresa com os consumidores, preenchendo suas necessidades e atendendo os seus desejos, promovendo boas experiências com a marca, tudo isso funcionando perfeitamente como um relógio suíço.
Porém lidamos com algumas situações adversas como, o famoso corte nas verbas e no custos dos projetos, a oscilação da economia brasileira, sustentabilidade, tendências, concorrência e os consumidores cada vez mais exigentes. Mas tiramos isso de letra, pois sempre estamos um passo a frente da situação e com o jogo de cintura, conseguimos dar a volta por cima e fazer de tudo isso uma grande lição. Muitas pessoas acham que fazer marketing é apenas fazer uma publicidade em qualquer meio de comunicação e está feito. Na realidade esse ideia do simples está cada vez mais obsoleta e a comunicação integrada e o marketing 360° não é apenas assuntos para artigos ou livros. A vida do profissional de marketing não é fácil, sempre teremos que fazer escolhas que podem facilmente sair do lucro pra entrar no prejuízo e vice-versa. O importante é continuar matando um leão por dia e superar os diversos desafios exigidos pela nossa profissão. Parabéns a todos os profissionais de marketing!!!!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

1 comentários:

Anônimo disse...

Não concordo com o matar um leão por dia, nós marketeiros temos que matar um leão, um tigre, um elefante etc... e tanto a comunicação integrada quanto o marketing 360° tem que ser muito bem feito. Parabéns aos nossos colegas marketeiros e continue escrevendo, o blog esta muito bom!!! Até Mais
Armando Domingues