sexta-feira, 24 de abril de 2009

Sites de relacionamento podem ajudar nas estratégias de marketing?

Os sites de relacionamento como: Orkut, MySpace, Facebook e Twitter estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas, estes sites podem contêm informações preciosas para as empresas.
Ao fazer o seu perfil em um destes sites, as pessoas colocam informações como: idade, sexo, escolaridade, músicas e comidas preferidas e etc... O uso desta ferramenta pode ajudar a criar uma rede de informações, possibilitando assim o Marketing de relacionamento.
Vamos supor que uma empresa crie em um destes sites uma comunidade sobre ela, além de ser uma forma de divulgação, essa empresa ainda conta com as informações das pessoas que adicionarem a comunidade. Com isso as empresas conseguem criar um banco de dados atraves da comunidade e assim, dividir em classes de consumidores, podendo assim elaborar uma estratégia diferenciada para cada classe. Isso torna a estratégia mais eficiente pois estará em contato com o determinado público. Esta estratégia vem sendo utilizada pelo site de relacionamento Facebook que através de informações divulgadas pelos usuários, o site disponibiliza uma determinada propaganda na página do usuário. Isso tem causado uma grande discussão nos Estados Unidos, pois muitas pessoas acreditam que ao disponibilizarem essas informações para empresas, a privacidade estaria sendo violada. Acredito que essas informações se utilizadas de maneira correta, poderia ajudar as empresas na fidelização de seus clientes, pois elas poderão se comunicar de maneira diferenciada e assim atingir o seu objetivo, que é suprir a necessidade de seus consumidores.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: