quarta-feira, 1 de abril de 2009

Hoje é dia 01 de abril. Dia da Mentira!!

Como hoje é dia 01 de abril, o famoso "Dia da Mentira", vou falar um pouco sobre como o marketing e a mentira tem coisas em comum. O marketing é um recurso utilizado por empresas para expandir o seu segmento de mercado, orientando com sucesso a procura dos consumidores para os seus bens de consumo.
A Editora Presença lançou um livro em novembro de 2006, muito interessante sobre esse assunto, "As Mentiras do Marketing" escrito por Seth Godin, no livro Seth conta que os profissionais de marketing bem sucedidos não mentem, pois são como contadores de histórias. Não falam das características de um produto ou mesmo das necessidades reais a que o produto possa dar a resposta, em vez disso contam histórias que queremos ouvir e que escolhemos acreditar e partilhar com outras pessoas. Contar um história é saber comunicar. Ao dizer que todos mentimos, o autor pretende sugerir que as mentiras do marketing contribuem para tornar a vida mais fácil num mundo complexo.


A história precisa ser coerente, pois a proposta de sedução daquilo que está a disposição do consumidor precisa fazer a pessoa perceber as suas necessidades atendidas pelo produto, motivando a compra. Independente de ser verdade ou mentira, o nosso subconsciente tem um papel importante nas nossas escolhas, já que o nosso quadro de necessidade ganhou elasticidade. As necessidades são práticas e objetivos e os nossos desejos são irracionais e objetivos e o marketing é uma boa história verdadeira onde se promete algo em que o comprador confia e está disposto a experimentar.
Uma boa história é a que gera uma satisfação genuína no consumidor se tornando um fonte de lucro e crescimento.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: